A presença digital se tornou essencial nos últimos anos, e ter um site já não é mais para poucas empresas. Cada vez mais, os pequenos negócios estão aproveitando essa oportunidade e ganhando espaço na internet. Isso porque eles perceberam que a maior parte dos consumidores está on-line. 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet. Outra pesquisa, a Digital 2022, também apontou que mais de 165 milhões de brasileiros tinham acesso à internet em janeiro de 2022. 

O que antes era apenas uma tendência tornou-se realidade: consumidores e potenciais clientes estão on-line, trabalhando, estudando, se relacionando, se divertindo e, principalmente, fazendo negócios e comprando produtos e serviços. Existem inúmeros canais digitais, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens, mas nenhum deles substitui o site, um dos principais canais de relacionamento e contato dos pequenos negócios com seus clientes. 

Como as redes sociais funcionam por meio de algoritmos que podem acabar prejudicando a visibilidade do seu negócio, não basta estar nas redes sociais. Quando você tem um site, o domínio é seu e você não fica tão dependente das mídias sociais.  

O site é um conjunto de páginas na internet que traz recursos e conteúdos sobre uma empresa ou pessoa. Ele pode ser institucional, e-commerce, hotsite (para atividades ou eventos temporários), landing pages (para captura de contatos) ou blog. Ele também pode contar com mais de um desses tipos. 

Seu principal objetivo é divulgar a marca e os conteúdos das empresas, com produtos, serviços, fotos, vídeos e materiais temáticos. Os sites também podem oferecer recursos, como transações comerciais.

Criar um site para sua empresa, portanto, é uma forma de divulgar o seu negócio, atrair o seu potencial consumidor e torná-lo, efetivamente, um cliente. Quem ainda não tem presença on-line está perdendo vendas e oportunidades.

Confira cinco motivos para o seu negócio ter um site:

1. Cartão de visitas

O site, hoje em dia, pode ser o primeiro contato com o cliente e a vitrine do seu negócio. Muitos consumidores pesquisam informações como endereço, telefone ou mesmo produtos e marcas em sites de busca antes mesmo de ir à loja. 

2. Branding e reforço da sua marca

Com um site, você reforça a presença da sua marca, porque ele carrega a identidade do seu negócio. Como você gostaria de ser visto pelo seu consumidor? Quais impressões você gostaria de causar? Por que o cliente escolherá a sua empresa e não a sua concorrente para fechar um negócio?

3. Presença on-line, 24 horas por dia

Diferentemente de uma loja física, o site não tem horários comerciais e não fecha, então o cliente pode realizar uma compra a qualquer momento. 

4. Baixo custo

Se você é do ramo varejista, a sua loja pode estar em um site e você pode economizar no aluguel e nas contas de água e luz de uma loja física, por exemplo. Os sites são hospedados em um provedor pago, mas cujo valor fica abaixo dos gastos com uma loja física.

5. Aumento nas vendas

Com a comodidade de fazer uma compra com poucos cliques e receber os produtos em casa, sem precisar enfrentar trânsito, estacionar ou entrar em filas, muitos consumidores passaram a comprar pela internet. A pandemia de Covid-19 acelerou um pouco esse cenário, já que as lojas estavam fechadas e as pessoas precisaram manter distanciamento social. 

Pesquisas mostram que, durante a quarentena, mais de 5 milhões de consumidores entraram no mundo virtual, e a maioria deles afirma querer continuar comprando pela internet. 

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